Atualizado em 15/07/2024
IELTS speaking part2 é onde aquele 1 ou 2 pontos que você tanto precisa no speaking e não consegue ficam escondidos.
Essa parte sozinha vale 50% do seu speaking então preste atenção!
O IELTS speaking part2 basicamente consiste em uma parte do teste onde você recebe o famoso Cue Card que nada mais é do que um cartão com:
Tema Principal
3 a 4 bullet points secundários
Sua missão é tomar notas e construir uma narrativa durante 1 minuto e então falar por 2 minutos (sustentando sua narrativa), sem gaguejar, sem parar de falar antes do término, mostrando todo seu domínio de vocabulário e estrutura.
Ah detalhe, não adianta usar palavras sofisticadas se o emprego delas estiver errado.
O mesmo vale para a gramática, se você utilizar estruturas super avançadas mais cometer erros básicos, um acaba eliminando a eficácia do outro.
Não adianta se preocupar em contar a verdade no teste, ele é um teste de proficiência em inglês e não de conhecimentos. Ao invés disso, se preocupe em responder o tema principal e os bullet points.
Não sabe o que falar?
Minha dica aqui na prova do IELTS speaking part2 é: Invente
Se deparou com aquele tópico que foge do que você saber falar a respeito, invente, procure por situações parecidas em filmes, livros, youtube, coisas que aconteceram com amigos. Enfim, a narrativa não precisa ser original e sim responder as questões.
Eu vejo a maioria dos alunos e até professores de IELTS errando nisso ao focarem pouco ou de forma igual no IELTS speaking part 2 sendo que ele vale 50% da sua nota no speaking.
Essa parte é a mais difícil se analisarmos porque a amplitude de tópicos possíveis é quase infinita e ele é basicamente um monólogo de 2 minutos referente ao tema.
Se você quer passar na prova, dedique tempo a esta parte e não faça igual a manada que ignora algo tão representativo assim.
Uma forma de ter um banco infinito de ideias é acessar qualquer uma dessas plataformas de inteligência artificial, digitar o conteúdo do CUE Card e então pedir para que ela liste em tópicos argumentos para que você possa construir sua narrativa.
Isso é algo muito poderoso especialmente quando se lida com assuntos como viagem ao espaço, astrologia, arqueologia que são assuntos que fogem da nossa realidade.
É impressionante o poder que gravar nossa voz e depois escutar tem quando falamos do progresso na área de idiomas.
Não gosta de ouvir a sua voz?
Pare com isso já, pois se você não gosta imagine então o examinador não é?
Se eu estivesse estudando para o Cue Card eu seguiria os seguinte passos:
Passo 1- usar o AI para me ajudar no brainstorming
Passo 2- escreveria minha narrativa
Passo 3- gravaria a minha voz
Passo 4- ouviria a gravação e se não ficasse natural faria novamente
Passo 5- iria corrigir os erros de cada gravação e sempre verificando se cada uma tem 2 minutos, se der menos precisa fazer novamente
De que na prova você não vai poder usar AI, fazer brainstorming, escrever narrativa e gravar.
Meus amigos e amigas, vocês estão praticando então agora podem.
É igual uma criança quando aprende a andar de bicicleta que usa rodinhas ou será que a criança no primeiro dia com a bicicleta já faz uma pedalada na Estrada de 50km com os pais?
Um dos grandes problemas das pessoas hoje em dia é a mania de pular etapa
Leu todas as dicas e achou difícil implementar?
Nós chame via Whatsapp e fale com nosso expert sobre a implementação de 10 dias do IELTS speaking e sai do 6 para um 7 ou 8 no teste.
Chloe Newman é responsável por produção de conteúdo didático e conteúdo para o site. Atua a mais de 15 anos no ramo da educação na qual possui formação em pedagogia e psicologia. Chegou a escola devido a sua paixão pelo idioma inglês.
Comments
No Responses to “Ielts speaking part2 é o mais importante”
No comments yet.