Imagem: Divulgação/VI SINED
Organizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o VI Simpósio Nacional de Educação (SINED) começou nesta segunda-feira, 4 de junho de 2024, no Teatro Sesc Cajuína, em Teresina .
Autoridades regionais e nacionais, bem como eventos culturais fizeram parte da abertura. Palestras e discussões sobre educação que enfatizam a necessidade de cooperação entre a sociedade e os poderes para um modelo educacional mais bem sucedido darão continuidade ao evento.
Luiz Fernando Abrúcio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), fez o discurso de abertura e defendeu o trabalho conjunto das instituições federadas para aprimorar a gestão e a infraestrutura educacional.
Abrúcio destacou a importância de políticas públicas inclusivas para substituir o elitismo e a exclusão do passado na educação brasileira. Enfatizou que embora a inclusão educacional tenha começado em 1988, ela deveria ser estendida às crianças dos quatro aos dezessete anos.
O presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, destacou a necessidade de abertura e avaliação contínua das políticas públicas ao dizer que o objetivo dos órgãos de controle é garantir que os investimentos educacionais levem a um futuro melhor.
O presidente do IRB, Edilberto Pontes, destacou que, independentemente das convicções políticas, os tribunais de contas hoje valorizam muito a educação.
Representando o governador, o secretário de Educação, Washington Bandeira, enfatizou a importância da ocasião e a colaboração do TCE com órgãos públicos para a promoção da educação e da tecnologia.
O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Edilson Pontes, destacou a necessidade da alfabetização precoce como um dever compartilhado.
Entre as organizações que patrocinam o SINED estão Atricon, CNPTC, ABRACOM, AMPCON e AUDICON.
Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Piauí
Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.
Leia também:
Comments
No Responses to “VI SINED debate em Teresina os desafios da educação brasileira”
No comments yet.