LBE School    |    Aulas Particulares de Inglês    |    Depoimentos    |    Blog    |    Contato
Tudo sobre o nível b2 inglês

Nivel b2 inglês – Tudo que você precisa saber

  • By:Lucas
  • 0 Comment

Atualizado em 20/05/2024

Há uma boa chance de você ter sido solicitado a fornecer um certificado de proficiência no idioma se já tiver se candidatado a uma oportunidade de emprego ou a uma vaga em um curso oferecido em outro país e precisar comprovar o nivel B2 de inglês.

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) é um dos métodos mais utilizados para demonstrar a proficiência linguística, apesar de existirem outros métodos disponíveis.

Existem dois níveis para o nivel básico (A), dois níveis para o nivel intermediário (B) e dois níveis para o atacante (C).

É um padrão europeu usado em quase todo o mundo. Está dividido em seis níveis (A1, A2, B1, B2, C1 e C2): dois níveis para o nivel básico (A).

Dependendo do nivel de dificuldade, cada nivel (A, B e C) é dividido em uma ou duas seções.

Tomando como exemplo o inglês B2, é a segunda e última etapa do nivel intermediário, sendo também uma etapa que antecede os níveis avançados.

A questão é: o que exatamente esses níveis significam?

Forneceremos explicações completas de tudo o que você precisa saber sobre o nivel de inglês B2 e outros tópicos relacionados.

 

O que é o nivel b2 inglês?

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) é uma definição de diferentes níveis de línguas que foi escrita pelo Conselho Europeu.

O nivel B2 de inglês é o quarto nivel de inglês incluído no QECR.

Os alunos são capazes de atuar de forma independente em inglês em uma variedade de ambientes acadêmicos e profissionais quando atingem esse nivel; no entanto, eles só conseguem fazê-lo com uma gama limitada de nuances e precisão.

Leia também: Tudo sobre inglês instrumental

 

Como saber se estou no nivel B2 de inglês?

Fazer um teste padronizado de alta qualidade é o método mais eficaz para determinar se você está ou não no nivel B2 de inglês.

A seguir está uma lista dos testes (e níveis) reconhecidos mais importantes, juntamente com as notas que lhes correspondem:

Teste Faixa de Pontuação
EF SET 51 – 60
IELTS 5.5 – 6.0
TOEIC (R&L) Total 785 – 940
Cambridge English Scale 160 – 179
TOEFL iBT 72 – 94
Global Scale of English (Pearson) 59 – 75

Confira uma página de pontuações em inglês para uma comparação abrangente de suas pontuações e níveis.

 

Por que é importante saber seu nivel de inglês?

O sistema de nivel de inglês que você usa para descrever suas habilidades em inglês é normalmente algo que você foi forçado a usar por outras pessoas.

Você será solicitado a fazer um teste de inglês específico por um empregador, escola, professor ou autoridade de imigração.

Como resultado, você faz o teste e descreve seu nivel de inglês usando o sistema usado para esse teste.

Existe a possibilidade de você estar mais familiarizado com um sistema de nivel de inglês do que com outro, levando em consideração os objetivos que você tem e a localização em que está.

Por exemplo, se você está se inscrevendo em uma universidade nos Estados Unidos, provavelmente já sabe o que significa obter uma pontuação de 100 no Teste de Inglês como Língua Estrangeira (TOEFL).

Por outro lado, se você está tentando obter um visto para se mudar para o Reino Unido, provavelmente estará mais familiarizado com o nivel B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

 

O que você pode fazer com o nivel B2 em inglês?

Para começar, você seria capaz de trabalhar em inglês no trabalho se tivesse um nivel de inglês B2, e é verdade que muitas pessoas que não falam inglês como língua nativa em locais de trabalho internacionais têm esse nivel de inglês.

No entanto, uma pessoa que trabalha em inglês no nivel B2 não terá qualquer noção de nuances, principalmente quando se trata de situações que não estão relacionadas à sua área.

Além disso, é possível que você não consiga compreender certas nuances e significados ocultos que são transmitidos em uma conversa.

No mais, uma pessoa que esteja no nivel B2 em inglês, de acordo com as diretrizes oficiais do QECR tem que ter habilidade:

  • Possuir a capacidade de compreender os conceitos fundamentais contidos em textos intrincados que cobrem tópicos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas pertencentes à sua área de especialização.
  • Ter habilidade de interagir com certo grau de fluência e espontaneidade sem a necessidade de nenhum esforço de nenhum dos lados da interação.
  • Contar com capacidade de produzir textos claros e detalhados sobre os mais diversos temas em inglês, bem como explicar pontos de vista de forma relevante ao tema em questão, demonstrando as vantagens e desvantagens das diversas opções.

 

Principais características do nivel b2 inglês

Com o propósito de tornar o ensino mais administrável e facilitado, os recomendações oficiais do sistema de inglês do QECR sobre o que você é capaz de fazer foram divididas em partes menores.

Há uma análise mais detalhada de habilidades que podem ajudá-lo a avaliar seu próprio nivel de proficiência em inglês, bem como auxiliar um professor a avaliar o nivel de um aluno.

A título de ilustração, um aluno que ensina inglês no nivel B2 será capaz de realizar todas as tarefas que um aluno que ensina no nivel B1 é capaz e, além disso, será capaz de:

  • Participar de reuniões relacionadas à sua área de atuação, caso consiga obter auxílio na compreensão de determinados aspectos.
  • Discutir as questões de gênero associadas ao conceito de grosseria, bem como as normas culturais consideradas apropriadas.
  • Discutir o estado de suas finanças pessoais e ofereça orientação a amigos e colegas de trabalho sobre sua situação financeira.
  • Falar sobre seu estilo de vida pessoal e profissional, incluindo uma descrição de sua vida profissional, e inclua todos os detalhes relevantes.
  • Falar sobre seu plano de carreira, forneça uma explicação sobre sua formação, experiência, pontos fortes e fracos.
  • Discutir os processos mentais mencionados acima e as maneiras pelas quais você pode utilizá-los para aumentar sua eficiência no trabalho.
  • Conversar sobre os livros que você gosta de ler e dê algumas sugestões de outros livros para ler.
  • Quando você está em situações sociais, é importante usar uma linguagem apropriada, como quando você elogia ou expressa compaixão.
  • Conversar sobre as qualidades de um bom líder e sobre os líderes que você admira.
  • Enfrentar situações relativamente difíceis e peculiares, que podem ocorrer tanto em âmbito social quanto profissional.
  • Participar de uma conversa sobre o comportamento dos políticos e as situações políticas típicas.

Progresso

Embora o progresso de aprendizado depende do tipo de curso de inglês e de cada aluno, é razoável prever que os alunos atingirão o nivel B2 em inglês após acumularem 600 horas de estudo de inglês.

O nivel B2 e avançado são 2 niveis de inglês que a minoria dos brasileiros consegue atingir pois exigem uma maior dedicação por parte do aluno.

Qual é próxima etapa depois do b2 no inglês?

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) é uma definição de diferentes níveis de linguagem que foi escrita pelo Conselho Europeu. O nivel C1 de inglês é o quinto nivel de inglês incluído no QECR.

É possível usar o termo “avançado” para se referir a este nivel na linguagem cotidiana.

Esta também é a descrição oficial deste nivel, que também é utilizada pelo EF SET.

Os alunos que atingem este nivel são capazes de atuar de forma independente e com alto grau de precisão em uma ampla gama de temas e em praticamente qualquer circunstância, sem precisar se preparar previamente.

O que você achou do conteúdo de hoje sobre o o que significa b2 em termos de niveis de inglês?

Ainda tem dúvidas?

Aprendeu algo curioso que não conhecia?

Converse com a gente, deixe um comentário abaixo, você pode acrescentar muito, caso sua pergunta seja igual à de outra pessoa.

5/5 - (11 votes)
Posted in: Artigos

Comments

No Responses to “Nivel b2 inglês – Tudo que você precisa saber”

No comments yet.
Abrir bate-papo
Estamos online!