Atualizado em 3/07/2024
Há uma boa chance de você ter sido solicitado a fornecer um certificado de proficiência no idioma se já tiver se candidatado a uma oportunidade de emprego ou a uma vaga em um curso oferecido em outro país e precisar comprovar o nivel B2 de inglês.
O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) é um dos métodos mais utilizados para demonstrar a proficiência linguística, apesar de existirem outros métodos disponíveis.
Existem dois níveis para o nivel básico (A), dois níveis para o nivel intermediário (B) e dois níveis para o atacante (C).
É um padrão europeu usado em quase todo o mundo. Está dividido em seis níveis (A1, A2, B1, B2, C1 e C2): dois níveis para o nivel básico (A).
Dependendo do nivel de dificuldade, cada nivel (A, B e C) é dividido em uma ou duas seções.
Tomando como exemplo o inglês B2, é a segunda e última etapa do nivel intermediário, sendo também uma etapa que antecede os níveis avançados.
A questão é: o que exatamente esses níveis significam?
Forneceremos explicações completas de tudo o que você precisa saber sobre o nivel de inglês B2 e outros tópicos relacionados.
O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) é uma definição de diferentes níveis de línguas que foi escrita pelo Conselho Europeu.
O nivel B2 de inglês é o quarto nivel de inglês incluído no QECR.
Os alunos são capazes de atuar de forma independente em inglês em uma variedade de ambientes acadêmicos e profissionais quando atingem esse nivel; no entanto, eles só conseguem fazê-lo com uma gama limitada de nuances e precisão.
Leia também: Tudo sobre inglês instrumental
Fazer um teste padronizado de alta qualidade é o método mais eficaz para determinar se você está ou não no nivel B2 de inglês.
A seguir está uma lista dos testes (e níveis) reconhecidos mais importantes, juntamente com as notas que lhes correspondem:
Teste | Faixa de Pontuação |
EF SET | 51 – 60 |
IELTS | 5.5 – 6.0 |
TOEIC (R&L) Total | 785 – 940 |
Cambridge English Scale | 160 – 179 |
TOEFL iBT | 72 – 94 |
Global Scale of English (Pearson) | 59 – 75 |
Confira uma página de pontuações em inglês para uma comparação abrangente de suas pontuações e níveis.
O sistema de nivel de inglês que você usa para descrever suas habilidades em inglês é normalmente algo que você foi forçado a usar por outras pessoas.
Você será solicitado a fazer um teste de inglês específico por um empregador, escola, professor ou autoridade de imigração.
Como resultado, você faz o teste e descreve seu nivel de inglês usando o sistema usado para esse teste.
Existe a possibilidade de você estar mais familiarizado com um sistema de nivel de inglês do que com outro, levando em consideração os objetivos que você tem e a localização em que está.
Por exemplo, se você está se inscrevendo em uma universidade nos Estados Unidos, provavelmente já sabe o que significa obter uma pontuação de 100 no Teste de Inglês como Língua Estrangeira (TOEFL).
Por outro lado, se você está tentando obter um visto para se mudar para o Reino Unido, provavelmente estará mais familiarizado com o nivel B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).
Para começar, você seria capaz de trabalhar em inglês no trabalho se tivesse um nivel de inglês B2, e é verdade que muitas pessoas que não falam inglês como língua nativa em locais de trabalho internacionais têm esse nivel de inglês.
No entanto, uma pessoa que trabalha em inglês no nivel B2 não terá qualquer noção de nuances, principalmente quando se trata de situações que não estão relacionadas à sua área.
Além disso, é possível que você não consiga compreender certas nuances e significados ocultos que são transmitidos em uma conversa.
No mais, uma pessoa que esteja no nivel B2 em inglês, de acordo com as diretrizes oficiais do QECR tem que ter habilidade:
Com o propósito de tornar o ensino mais administrável e facilitado, os recomendações oficiais do sistema de inglês do QECR sobre o que você é capaz de fazer foram divididas em partes menores.
Há uma análise mais detalhada de habilidades que podem ajudá-lo a avaliar seu próprio nivel de proficiência em inglês, bem como auxiliar um professor a avaliar o nivel de um aluno.
A título de ilustração, um aluno que ensina inglês no nivel B2 será capaz de realizar todas as tarefas que um aluno que ensina no nivel B1 é capaz e, além disso, será capaz de:
Embora o progresso de aprendizado depende do tipo de curso de inglês e de cada aluno, é razoável prever que os alunos atingirão o nivel B2 em inglês após acumularem 600 horas de estudo de inglês.
O nivel B2 e avançado são 2 níveis de inglês que a minoria dos brasileiros consegue atingir pois exigem uma maior dedicação por parte do aluno.
O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) é uma definição de diferentes níveis de linguagem que foi escrita pelo Conselho Europeu. O nivel C1 de inglês é o quinto nivel de inglês incluído no QECR.
É possível usar o termo “avançado” para se referir a este nivel na linguagem cotidiana.
Esta também é a descrição oficial deste nivel, que também é utilizada pelo EF SET.
Os alunos que atingem este nivel são capazes de atuar de forma independente e com alto grau de precisão em uma ampla gama de temas e em praticamente qualquer circunstância, sem precisar se preparar previamente.
O que você achou do conteúdo de hoje sobre o o que significa b2 em termos de niveis de inglês?
Ainda tem dúvidas?
Aprendeu algo curioso que não conhecia?
Converse com a gente, deixe um comentário abaixo, você pode acrescentar muito, caso sua pergunta seja igual à de outra pessoa.
Comments
No Responses to “Nivel b2 inglês – Tudo que você precisa saber”
No comments yet.