LBE School    |    Aulas Particulares de Inglês    |    Depoimentos    |    Blog    |    Contato
Tudo sobre inglês instrumental

Tudo sobre inglês instrumental

  • By:Lucas
  • 0 Comment

O inglês como todos sabemos é a língua universal do mundo, por isso é usada em áreas acadêmicas, profissionais, mercado ou mesmo técnica.

Algumas pessoas, no entanto, podem ter dificuldades, especialmente, no início do aprendizado do idioma de ter uma boa compreensão na hora de ler em inglês textos mais elaborados, como resultado, podem ficar um pouco frustrados.

Para lidar com essa situação, surgiu o inglês instrumental, que tem como objetivo (e como seu nome autoexplicativo) agir como “ferramenta” para fazer com o inglês seja entendível de forma mais prática por meio de algumas ações mais específicas de aprendizado.

No artigo de hoje, temos o propósito de ensinar tudo o que você precisa saber sobre inglês instrumental, então, trataremos de assuntos, como: “O que é inglês instrumental?”, “Para que serve o método?”, “Quando surgiu o inglês instrumental?”, etc.

Então, não deixe de acompanhar a leitura!

 

O que é inglês instrumental?

É necessário começar fornecendo uma resposta à questão sobre o que realmente é o inglês instrumental.

Além disso, a resposta é direta: é uma metodologia que orienta os estudos de inglês na direção de um determinado objetivo profissional.

O método é voltado para satisfazer os requisitos linguísticos de uma área específica, como a área médica, a indústria de tecnologia da informação, a indústria do turismo e outras áreas.

Aliás, no início, o método era conhecido como English for Specific Purposes, ou ESP.

Também é conhecido como inglês técnico e inglês para fins específicos.

 

Para que serve o método?

A funcionalidade do inglês técnico varia de um profissional para outro, dependendo dos objetivos que deseja alcançar.

O método pode ser utilizado, por exemplo, para participação em processos seletivos de mestrado e doutorado, bem como em concursos públicos e vestibulares específicos, especificamente.

Além disso, existe a possibilidade de aplicar o método para acessar outros materiais, como artigos e livros mais completos de uma determinada área.

Isto deve-se ao fato de o número de exemplares que contêm informação e conteúdo em inglês ser significativamente superior ao número de exemplares que contêm conteúdo e informação em português.

 

Quando surgiu o inglês instrumental?

O processo de aprendizagem de um idioma voltado para alcançar um objetivo específico, conhecido como inglês instrumental, sempre existiu, mas nunca foi considerado uma técnica formalizada até tempos mais recentes.

Para ilustrar melhor, pode-se notar que os ingleses, ao se esforçarem para adquirir um conhecimento limitado das línguas nativas (semelhante ao método do inglês instrumental) , visavam cumprir um objetivo específico: colonizar os povos indígenas.

Com isso em mente, embora pessoas de diferentes partes do mundo tenham sido motivadas a aprender o inglês por diversas razões, não é possível identificar com precisão o momento exato em que o inglês instrumental surgiu, pois ele se desenvolveu de forma independente em várias regiões do mundo.

A partir da década de 1970, o inglês instrumental começou a ser ensinado em faculdades com o objetivo de preparar a população acadêmica em geral para a compreensão e utilização do idioma em contextos específicos.

Leia também: Uma reflexão sobre cursos de inglês intensivo presencial

 

Principais diferenças do inglês convencional e o instrumental

Os termos inglês instrumental e inglês convencional referem-se a duas abordagens distintas e distintas para aprender e usar a língua inglesa. Cada uma dessas abordagens tem seu próprio conjunto de características e objetivos.

O desenvolvimento da proficiência linguística geral, que inclui habilidades de escuta, fala, leitura e escrita, é o foco principal do inglês convencional na maioria dos casos.

Ele dá ênfase aos aspectos gramaticais, ao vocabulário usado em situações cotidianas e à comunicação em ambientes cotidianos.

Essa variedade específica de inglês é normalmente ensinada em escolas e aulas de idiomas e é apropriada para indivíduos que desejam se comunicar de maneira eficaz em diversos ambientes sociais e profissionais.

O termo inglês instrumental também refere-se a um tipo de inglês mais focado em atingir objetivos específicos, como compreender textos acadêmicos, técnicos ou profissionais em áreas como ciência, tecnologia, negócios ou direito.

Enquanto o inglês convencional enfatiza a comunicação geral e a interação social, o inglês instrumental está mais preocupado em compreender e produzir textos específicos para um determinado campo de estudo.

É importante considerar os objetivos e requisitos individuais do aluno de inglês ao determinar o valor de qualquer abordagem.

 

As técnicas de leitura do inglês instrumental

Veja algumas das estratégias de leitura do inglês instrumental:

 

Grupos nominais

Se você está lendo um texto escrito em inglês, já teve a sensação de que as palavras parecem estar organizadas de maneira oposta?

A presença de grupos nominais pode ser a causa disso. Além disso, é importante notar que o grupo nominal é um dos componentes fundamentais da frase.

Na estrutura da frase, um grupo nominal pode funcionar como sujeito ou objeto.

Este grupo nominal é composto pelo núcleo e pelos modificadores que o acompanham. O substantivo é a palavra usada para representar o núcleo em inglês.

Portanto, é essencial dominar os grupos nominais para ler com eficácia um texto escrito em inglês.

 

Palavras cognatas

Antes de tudo, palavras cognatas são aquelas que compartilham a mesma raiz das palavras portuguesas que utilizamos.

Nesse sentido, as grafias são idênticas ou muito semelhantes, e o significado é o mesmo, com exceção de algumas pequenas variações.

 

Prefixos e sufixos

Mais um método que pode ser utilizado no inglês instrumental é a instrução da formação de palavras através do uso de prefixos e sufixos.

Através desta compreensão direta, o vocabulário do aluno é significativamente expandido, resultando em um aumento significativo do aprendizado.

 

Skimming e scanning

O tempo alocado para responder perguntas nos exames de inglês de nível de mestrado é limitado.

E, os métodos de “skimming” e “scanning” são duas excelentes estratégias que podem ser utilizadas em exames e também ajudam a aprender mais o inglês instrumental.

 

Por que aprender inglês online conosco?

Você pode aprender inglês quando e onde quiser, graças a este recurso conveniente!

Quando você tem uma agenda lotada, responsabilidades no trabalho e obrigações para com sua família, pode ser um desafio encontrar tempo para estudar inglês. Nosso curso de inglês tem conhecimento desse fato.

Por isso, investimos em uma plataforma ideal para ensinar quem tem pouco tempo, mas muita vontade de aprender, pois contamos com benefícios e características, como:

  • Envolva-se em comunicação direta com professores nativos.
  • Use ferramentas e técnicas sofisticadas para pronúncia em inglês
  • Desenvolva um vocabulário em inglês específico para a área em que você pode trabalhar.
  • Você pode aprender no seu próprio ritmo e sem precisar sair do conforto da sua casa.

O que você achou do conteúdo de hoje sobre inglês instrumental?

Você ainda tem dúvidas?

Você aprendeu algo curioso que não conhecia?

Converse com a gente, deixe um comentário abaixo, você pode acrescentar muito, caso sua pergunta seja igual à de outra pessoa.

Rate this post
Posted in: Sem categoria

Comments

No Responses to “Tudo sobre inglês instrumental”

No comments yet.
Abrir bate-papo
Estamos online!