LBE School    |    Aulas Particulares de Inglês    |    Depoimentos    |    Blog    |    Contato
Segundo o MEC, o Paraná tem o segundo melhor índice de alfabetização infantil do Brasil

Segundo o MEC, o Paraná tem o segundo melhor índice de alfabetização infantil do Brasil

  • By:Lucas
  • 0 Comment

Segundo uma pesquisa do Ministério da Educação (MEC), 73% dos alunos paranaenses são alfabetizados ao concluírem o segundo ano do ensino fundamental, idade adequada.

Com o Ceará (85%), o Paraná ocupa o segundo lugar no país nesse índice. A média nacional é de 56%; outros estados, como Rio Grande do Sul (63%), Santa Catarina (61%), Rio de Janeiro (52%), São Paulo (52%) e Bahia (37%), registraram percentuais abaixo de 70%.

Desde 2019, o Paraná subiu uma posição no ranking nacional, acima de Santa Catarina, e ganhou cinco pontos percentuais, passando de 68% para 73%.

Este desenvolvimento destaca como o estado ainda está a melhorar a alfabetização, apesar das dificuldades trazidas pela pandemia de Covid-19, que fez com que as taxas diminuíssem significativamente em 2021.

A conquista foi creditada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior à cooperação com os prefeitos e à iniciativa Educa Juntos, que oferece aos professores capacitação continuada, avaliações, recursos didáticos e atendimento pedagógico.

E, 148 municípios paranaenses já terão atingido a meta 2030 do MEC de 80% de alfabetização na idade adequada até 2023.

Além disso, 376 cidades do estado apresentaram taxas iguais ou superiores à média nacional.

Implementada pelo governo do estado desde dezembro de 2022, a iniciativa Educa Juntos é um componente-chave na assistência contínua à alfabetização nas redes municipais e exemplifica a dedicação do Paraná à educação de qualidade nas primeiras séries do ensino básico.

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

 

Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.

 

Leia também:

 

5/5 - (1 vote)
Posted in: Artigos

Comments

No Responses to “Segundo o MEC, o Paraná tem o segundo melhor índice de alfabetização infantil do Brasil”

No comments yet.
Abrir bate-papo
Estamos online!