LBE School    |    Aulas Particulares de Inglês    |    Depoimentos    |    Blog    |    Contato

Qual a importância do inglês para executivos?

  • By:Lucas
  • 0 Comment

Já é verdade nua e crua que a relevância do inglês para CEOs e líderes não pode ser exagerada num mundo que se torna cada vez mais internacional.

Um dos requisitos mais importantes para qualquer empresa interessada em expandir suas operações para outras nações é a capacidade de se comunicar em inglês, que é a língua mundial dos negócios.

Numerosas nações, incluindo os Estados Unidos da América, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e outras nações europeias, adotaram-no como língua oficial.

No entanto, a maioria dos brasileiros não consegue se comunicar em inglês. Isso porque uma pesquisa realizada pelo British Council em 2022 constatou que apenas 5% dos brasileiros são fluentes em inglês. 

Além disso, esse percentual é bem menor quando incluímos a fluência avançada no idioma, que representa apenas um por cento da população brasileira.

Pensando nisso, preparamos um texto elucidativo sobre qual a importância do inglês para executivos. 

 

1. Maiores chances de promoção ou contratação

Caso você possua um maior nível de proficiência na língua inglesa, suas possibilidades de adquirir uma nova oportunidade no mercado, seja em escala nacional ou mundial, aumentarão. 

Possuir um segundo idioma, mesmo que não seja obrigatório, diferenciará seu currículo dos demais.

Além disso, a probabilidade de você ser promovido aumenta significativamente. 

Tudo isso é porque o inglês é considerado a língua do mercado, o que significa que, se você o falar, poderá se comunicar com pessoas que vêm de diversas localizações geográficas e origens culturais.

 

2. Ajuda a ter crescimento pessoal

Você já prestou atenção à quantidade de oportunidades que perdeu por não ter um bom domínio da língua inglesa? 

A falta de participação em aulas, treinamentos e seminários, bem como a ausência de viagens, são exemplos disso. 

Cada um deles acaba sendo uma experiência única que ajuda você a aprender coisas novas e a avançar em seu desenvolvimento pessoal.

Leia também: 4ª EDIÇÃO DA EXPO TURISMO GOIÁS ACONTECE EM JULHO DE 2024

3. Melhora a comunicação no seu local de trabalho

As competências de comunicação em inglês no local de trabalho são vantajosas por uma série de razões, incluindo o fato de o inglês ser a língua comercial predominante utilizada em todo o mundo, bem como a língua utilizada para comunicação e comércio em geral. 

A capacidade de comunicar eficazmente no local de trabalho é reforçada pela aquisição de inglês comercial adequado. 

Além disso, simplifica as atividades da vida diária. Portanto, garante que você poderá conversar com seu empregador ou superiores sem parecer profissional ou excessivamente casual.

Você aprenderá frases e termos que serão úteis em diversos contextos se você fizer aulas de inglês para negócios. 

Um exemplo seria participar de reuniões, conversar com colegas de trabalho e participar de atividades sociais em contextos corporativos onde se fala inglês!

É bem possível que conexões profissionais valiosas sejam prejudicadas se você não conseguir se comunicar de maneira eficaz com as pessoas com quem colabora. 

Portanto, se você deseja melhorar suas habilidades gerais de comunicação, você também deve pensar em estudar inglês para negócios.

 

4. Dá confiança em apresentações, reuniões e discursos

O fato de você falar sua língua nativa, que ninguém mais na sala conhece, impossibilita que você faça uma apresentação para sua equipe ou conduza qualquer tipo de reunião de diretoria.

Nesse sentido, você precisa ter um forte domínio da “linguagem comum” para colocar efetivamente suas ideias e pensamentos em frases que sejam coerentes, o que significa que sejam claras e lógicas, e que todos possam compreender e responder.

E, não basta apenas possuir um conceito fantástico. É fundamental que você transmita isso ao seu público de maneira sequencial.

Para nossa sorte, há também um grande número de cursos que se concentram principalmente em apresentações e reuniões corporativas eficazes.

 

5. Causa primeiras impressões excelentes que trazem mais oportunidades

Sem a capacidade de falar de maneira suave e clara em inglês, é muito improvável que você consiga criar uma boa impressão no trabalho, mesmo que seja um bom escritor.

Independentemente de gostarmos ou não, as pessoas nos avaliam com base na maneira como nos comunicamos.

Sem falar no fato de que a variedade de inglês falado varia de um local para outro.

Em contraste com o inglês britânico, o inglês americano é uma língua distinta. A pronúncia e os sotaques das duas pessoas são muito diferentes um do outro.

Também é permitido na Índia combinar palavras das línguas indianas com o inglês para expressar qualquer coisa, resultando na formação de uma língua “híbrida”, também conhecida como língua de combinação.

Por isso, você deve estudar a língua falada (ou focar na língua universal do trabalho, o inglês) na área onde trabalha e se esforçar para adequar seu sotaque ao da língua nativa, como resultado, você será capaz de se misturar mais facilmente com isso.

 

6. Visão global

Estamos limitados a consumir tudo o que está disponível exclusivamente nessa língua quando a falamos, incluindo bens de uso diário e entretenimento. 

Tudo isso afeta nossa capacidade de interagir com indivíduos de diferentes lugares e aprender sobre suas culturas.

E, falar inglês fluentemente lhe dá acesso a uma visão de mundo, informações atualizadas e a oportunidade de avançar culturalmente.

No mercado de trabalho, construir e manter relacionamentos positivos é crucial e o inglês executivo pode ajudar. 

Ao mesmo tempo, saber inglês facilita a comunicação com clientes ou fornecedores localizados no exterior, facilitando solicitações e negociações.

 

7. Conquista certificações internacionais

Você pode passar em testes internacionais se tiver boas habilidades de fala e interpretação em inglês. 

Quer sejam exames disponíveis apenas em inglês ou exames exclusivos da sua área.

Isso lhe dá a oportunidade de crescer e se tornar elegível para um emprego no exterior.

 

8. Quebra barreiras culturais

Aprender inglês para negócios irá ajudá-lo a conversar com seus colegas de trabalho, clientes e chefes que falam inglês como primeira língua.

Mas também ensina como conversar com pessoas que não são falantes nativos de inglês e como superar quaisquer obstáculos culturais que possam tornar seu local de trabalho desagradável.

As empresas devem sempre fazer o seu melhor para superar estes obstáculos sociais e culturais, independentemente da época do ano. 

Isto é especialmente verdadeiro para as grandes empresas estrangeiras, cujas regras rigorosas afetam todas as pequenas empresas que trabalham com elas.

As pessoas que trabalham para você e que não falam inglês como primeira língua devem receber treinamento em inglês para negócios, porque é bom para sua empresa e sua equipe.

E em alguns casos saber inglês para sua carreira como um executivo pode mudar da água pro vinho, ou seja, você tornará seu currículo e propostas de negócios mais atrativas.

Se você já tem um emprego, converse com seu chefe sobre isso e veja se ele estaria disposto a pagar pelo seu treinamento. Afinal, isso também os ajudará!

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre a importância do inglês para executivos? Então não deixe de acompanhar nosso blog e fique bem informado!

Rate this post
Posted in: Artigos

Comments

No Responses to “Qual a importância do inglês para executivos?”

No comments yet.
Abrir bate-papo
Estamos online!