Segundo o Índice Zara do BTG Pactual, o mercado brasileiro está entre os mais caros para o varejo de vestuário; de 2022 a 2023, a diferença de preços entre os itens da Zara vendidos no Brasil e nos Estados Unidos aumentou de 1% para 3%.
De 102% em 2022 para 85% em 2023, o desequilíbrio do poder de compra foi reduzido graças à valorização da moeda brasileira frente ao dólar.
Após a evolução macroeconômica pós-pandemia e o aumento das taxas de juro, os especialistas financeiros destacaram o desejo de ações em lojas de elevado rendimento como Vivara e Azezzo.
A participação de mercado, o preço e o reconhecimento da marca são os três fatores mais importantes para as empresas que visam clientes de alta renda.
De acordo com a análise, as lojas de rendimento elevado permaneceriam dominantes mesmo que a economia mundial experimentasse uma recessão em 2024.
Espera-se que empresas com margens de lucro maiores, como Vivara, Track&Field e Arezzo, tenham um crescimento de vendas mais rápido.
Uma tendência estrutural notável é a crescente popularidade dos artigos de luxo, o que mostra o quão poderosas as marcas podem ser em termos de aumento de vendas e determinação de custos.
A rivalidade na indústria da moda aumentou desde que nomes como Shein entraram em cena. Embora tenha sido criticada por ter concorrência desleal, a Shein é única no uso de técnicas locais, como lojas pop-up e marketing para a geração Z.
Os produtos da Shein são 70% mais caros no Brasil em comparação aos EUA, apesar dos preços comparáveis. Uma coisa a considerar é a perspectiva de impostos adicionais (Remessa Conforme e grande taxação dos produtos importados).
Por sua vez, a Shein pode ter dificuldades com o crescimento e a produção local como consequência das novas regulamentações fiscais, que podem nivelar as condições de concorrência.
Veja também:
Fonte: InvestNews BR
Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.
Comments
No Responses to “Índice Zara Aponta para o Aumento do Preço das Roupas no Brasil, mas Há Esperança na Valorização do Real!”
No comments yet.