LBE School    |    Aulas Particulares de Inglês    |    Depoimentos    |    Blog    |    Contato
mapa-mundi

5 Línguas mais fáceis

  • Por: rodrigofaria
  • 0 Comment

Tudo sobre os 5 idiomas mais fáceis

 

Você sabia que o português é um dos idiomas mais complexos para quem quer aprender uma nova língua? Pergunte aos alunos da Graded. Mas, não se preocupe, pois trouxemos 10 opções super fáceis para você se tornar bilíngue!
Aprender uma nova língua, não é uma missão tão simples assim, porém há diversas opções de idiomas mais fáceis de aprender, tornando essa jornada um pouco mais animadora.
Assim, se você tem vontade de se tornar bilíngue, saiba que é sempre um desafio até mesmo para aquelas pessoas obstinadas a aprender além de seu idioma nativo, isto é, pessoas que falam várias línguas.
Essa preocupação está cada vez mais notória, visto que seja para realizar um intercâmbio estudantil, conseguir uma oportunidade de emprego em uma filial estrangeira ou até mesmo para passar umas férias no exterior, é fundamental saber pelo menos o básico para se comunicar.
Entretanto, sabemos que há idiomas cruciais de se aprender, pois são tidos como idiomas universais, ou seja, são falados em grande parte do mundo.
Dentre esses, destacamos o espanhol e o inglês, que estão presentes em praticamente todos os países. Mas, será que esses estão entre os exemplos de línguas mais fáceis de aprender?
Pois saiba que, ao contrário do que muita gente pensa, os idiomas em geral são muito mais fáceis do que o nosso português, basta um pouquinho de vontade e dedicação de nossa parte nos estudos.
Vamos conferir então mais sobre quais são as 10 linguas mais fáceis de aprender para brasileiros?!

linguas

Índice de conteúdo sobre idiomas:

– Como saber quais são os idiomas mais fáceis de aprender?
– Critério para avaliar qual o idioma mais fácil de aprender
– Lista com as 10 línguas mais fáceis de aprender

– Como saber quais são os idiomas mais fáceis de aprender?

Provavelmente você desde cedo já cogitou aprender inglês por que acredita que é um idioma que irá lhe abrir muitas portas e oportunidades na vida acadêmica e profissional, não é mesmo?
Mas qual o motivo de decidir aprender justamente esse idioma? Será que é por que se trata de um dos mais difundidos entre as escolas de idiomas ou por ser aquilo que você realmente tinha interesse em estudar?
Há um motivo para isso, mas com certeza não se baseia no motivo de ser um idioma fácil, mesmo que você consiga aprender línguas online.
Nesse sentido, frequentemente, vemos em destaque os anúncios de aulas de inglês, espanhol e com alguma pouca frequência francês, fazendo com que acreditemos que são os idiomas mais fáceis de aprender, mas há uma infinidade de opções muito menos complicadas por aí.
Sendo assim, para saber quais são as línguas mais fáceis de aprender, basta que você pense primeiramente sobre o motivo que está lhe movendo à essa direção, pois você pode começar um curso com o idioma mais básico e se não tiver real interesse, não fluirá.
Esse é um dos pontos que levam milhares de pessoas a abandonarem as escolas de idiomas e os cursinhos online, pois acabam seguindo a tendência do mercado ou as exigências do meio estudantil e se esquecem de avaliar os seus reais propósitos e interesses.
Por isso, se quer saber qual o idioma mais fácil de aprender, primeiramente avalie as suas necessidades e obstinação, considerando que qualquer língua que se dispor a aprender demandará tempo, dedicação, persistência, estudo extraclasse e muito foco.
Somente com motivação que você gostará e se estimulará a aprender, pois de acordo com pesquisas é somente com interesse genuíno que procuramos conhecer mais sobre a cultura e idioma, facilitando o aprendizado.
Tendo isso em mente, não se limite ao comum, ao que todo mundo aprende ou ao que a mídia lhe mostra diariamente como sendo o idioma mais usual. Para pensar sobre o assunto, confira a seguir alguns critérios na hora de avaliar qual o idioma escolher!

Critério para avaliar qual o idioma mais fácil de aprender

O que você acha que deve ser levado em conta na hora de avaliar a dificuldade em aprender um novo idioma? Será que é a cultura? Ou são as regras? Ou nenhum desses dois fatores?
Bom, acredite ou não, mas para saber qual o idioma mais fácil de aprender, são avaliados os seguintes requisitos:

    • Proximidade do idioma com a língua materna (em nosso caso, o português é oriundo do latim);
    • Vocabulário presente na língua em questão;
    • Pronúncia do idioma (sons existentes comuns ou não);
    • Construção e utilização do alfabeto;
    • Regras de conjugação dos verbos;
    • Gramática;
    • Ortografia;
    • Motivação para aprender.
      Dentre esses, é importante destacar que para ser considerado um dos idiomas mais fáceis de aprender, leva-se em conta principalmente a relação com a língua materna, pois quanto menos proximidade entre ambas, mais difícil do idioma ser assimilado em nosso cérebro.
      Isso ocorre devido a que para ser um idioma fácil, é preciso ter raízes semelhantes, onde tendo proximidades em sua construção em comum, nosso sistema cerebral tem maior facilidade em compreender e gravar.
      Além disso, a pronúncia também é um quesito bastante mencionado quando se trata de classificar quais são as línguas mais fáceis de aprender, uma vez que os sons existentes no idioma podem facilitar e muito o processo de aprendizagem.
      Quanto ao quesito da gramática, fique despreocupado, pois o português é tido como um dos idiomas mais complexos nesse sentido, com mais regras gramaticas e sendo assim, outros idiomas poderão ser fichinha quanto a isso.
      Agora que você já sabe o que é avaliado na hora de classificar a dificuldade para aprender uma língua estrangeira, que tal dar uma olhadinha nos idiomas mais fáceis de aprender para brasileiros? Vamos lá?!- Lista com as 5 línguas mais fáceis de aprender

ITALIANO

italianoComo mencionado anteriormente, quando há semelhanças na árvore genealógica, fica muito mais simples aprender um outro idioma.
O italiano então surge como a primeira opção entre os idiomas mais fáceis de aprender para brasileiros, visto que é uma língua que se assemelha muito ao nosso português, tanto no sentido da gramática latina, quanto na oralidade (pronúncia).
Assim, algumas pesquisas apontam que o grau de entendimento dessa língua estrangeira com o nosso idioma materno é de cerca de 40%, sem ter feito curso de idiomas nem nada, apenas pela proximidade existente, ou seja, se trata de um idioma fácil.
Além disso, o italiano é um dos idiomas mais bonitos do mundo, considerando sua fonética, que além de agradável aos ouvidos, também é muito parecida com a fonética brasileira.
Outro fator que contribui bastante para o aprendizado desse idioma, é que há diversas palavras que conhecemos e usamos habitualmente, como pizza, spaghetti e até mesmo a marca de carro Ferrari.
Assim, se você quer se aventurar nesse idioma, saiba que a principal diferença entre ele e o português é quanto a utilização de alguns verbos auxiliares que tratam da comunicação no tempo do passado e com relação a flexão de gênero em alguns tempos verbais, mas nada que um bom professor particular não faça você tirar de letra isso.

ESPANHOL

espanholQuem nunca arriscou um “portunhol”? É justamente por haver tantas semelhanças entre o espanhol e o português que esse se apresenta como segunda opção entre os idiomas mais fáceis de aprender.

Nesse sentido, o idioma espanhol também deriva da língua latina, fazendo com que se tenha tantas semelhanças entre os idiomas e seja uma alternativa simples para estudar.
Ainda assim, a nossa língua materna possui mais fonemas que o espanhol, ou seja, a língua espanhola é uma opção mais simples considerando a quantidade de sons para se aprender, sendo um idioma fácil para milhares de pessoas.
Além da similaridade, o espanhol possui a vantagem de ser geograficamente estratégico, visto que praticamente todos os países vizinhos do Brasil falam esse idioma, favorecendo e estimulando a comunicação entre as fronteiras.
Outros dois pontos positivos em se aprender espanhol como sendo uma das línguas mais fáceis de aprender, é que possui poucos verbos irregulares em sua gramática e que é um idioma que se fala assim como se escreve e vice-versa.
Contudo, mesmo sendo uma das línguas mais fáceis de aprender para brasileiros, apresenta a dificuldade no aprendizado quanto a velocidade com que é falado, já que nossos amigos hermanos falam extremamente rápido, sendo em muitas situações difícil de acompanhar.

INGLÊS

inglesEmbora o inglês não tenha tanta semelhança histórica com o latim do português, é considerado como um dos idiomas mais fáceis de aprender.
Isso acontece devido a que é uma das línguas mais faladas ao redor do mundo (30% da população mundial), fazendo com que tenhamos contato frequentemente, já que há diversas pessoas que falam várias línguas utilizando esse idioma para a comunicação no exterior.
Dessa forma, o inglês é um “idioma fácil” devido a necessidade, padrões mundiais e imersão nessa cultura, visto que é cobrado em testes de proficiência, processos seletivos de empresas multinacionais, além de estar presente em diversas músicas, filmes e séries famosas.
A grande vantagem em optar por estudar inglês é que é um idioma composto por palavras pequenas, além claro de não apresentar quase nenhuma variação quanto aos gêneros e tempos verbais, diferentemente do que vemos no português.
Porém, a dificuldade em aprender a língua inglesa é que essa

FRANCÊS

francesConhecido como um dos idiomas mais bonitos do mundo (língua romântica), o francês encanta a milhares de pessoas, bem como é uma das línguas mais faladas entre os continentes, o que o torna um idioma fácil de ser aprendido.
Assim, há vários aspectos semelhantes entre a língua francesa e a portuguesa, principalmente quanto à gramática, grafia e os tempos de conjugação dos verbos, podendo ser considera a com mais grau de similaridade.
Contudo, a língua francesa é um pouco mais difícil de aprender que a espanhola e a italiana, por exemplo, devido a sua fonética que requer uma maior dedicação, na qual teve grande influência do idioma germânico.
Para quem deseja saber como aprender uma língua sozinho, é preciso tomar cuidado com o idioma francês, devido aos falsos cognatos, que são palavras que acreditamos ter significados parecidos, mas na verdade não tem.

ROMENO

romenoJá que grande parte do idioma romeno tem base no latim, sua semelhança com o português é considerável, ou seja, é uma das línguas mais fáceis de aprender para brasileiros.
E mesmo que a ideia de ir a Romênia possa lhe parecer um tanto estranha, saiba que nos daríamos bem nessa língua, visto que há muita proximidade quanto à gramática desse idioma e seu vocabulário que são baseados no alfabeto latino.
Sendo assim, esse é uma das línguas indicadas para quem está procurando qual o idioma mais fácil de aprender, basta se esforçar um pouquinho e fazer a lição de casa.
Essas foram as nossas sugestões para você, lembrando que além desses, também são considerados idiomas fáceis de aprender o holandês, sueco, africâner, suaíli e o norueguês.
Portanto, as línguas mais fáceis de aprender para brasileiros são aquelas que levam em consideração as palavras semelhantes e as estruturas sintáticas, o que gera grande similaridade com os idiomas falados na Europa.
Esse fato é comprovado em um estudo realizado pela Instituto de Relações Exteriores do Departamento de Estados dos EUA, onde apresenta como média de aprendizado cerca de 24 semanas, considerando um total de 600 horas de aula.
Então, escolha um dos idiomas mais fáceis de aprender citados em nossa lista e comece hoje mesmo a estudar e praticar, seja para aprender línguas online ou em curso de idiomas presencial!
E lembre-se que estudar uma outra língua qualquer um pode, até mesmo com algumas vídeo-aulas online, mas querer aprender, isto é, imergir o idioma em seu cotidiano com prazer, é para poucos e serão esses que dominarão mais rápido e com maior qualidade o idioma!

Posted in: Artigos

Comentários

Sem respostas para “5 Línguas mais fáceis”

Sem comentários aqui

Deixe uma resposta

Estamos online...