Por que as pessoas gostam de jogar? Para descansar? Para relaxar? E se os jogos ajudassem a aprender um novo idioma também?
A maioria das pessoas faz coisas para sentir prazer e bem-estar. Estamos já pensando na sobremesa por causa disso, não é?
O sistema de recompensa do nosso cérebro, que está sempre procurando incentivos para ações, está diretamente relacionado a fazer algo prazeroso.
É aqui que as atividades gamificadas são importantes para o aprendizado: quando você se diverte e tem uma experiência positiva, seu cérebro está motivado a aprender mais (como inglês).
Sendo assim, vamos descobrir juntos “O que é a gamificação no processo de aprendizagem?” , “Como funciona a gamificação no processo de aprendizagem?” e principalmente “O processo de aprendizagem de gamificação”. Confira logo abaixo!
A gamificação é a introdução de elementos e dinâmicas de jogos em ambientes não lúdicos para tornar o aprendizado mais atraente, envolvente e eficaz.
Já considerou a ideia de transformar a sala de aula em um ambiente motivador em que os alunos sejam os protagonistas de uma jornada de aprendizado em que eles são os protagonistas.
Pode-se usar elementos como pontos, níveis, distintivos, rankings, feedback personalizado, avatares e histórias imersivas para promover a cooperação e a competição saudável.
A gamificação motiva os alunos a superar desafios, resolver problemas e atingir seus objetivos de forma gradual e recompensadora.
Esse método vai além do uso de ferramentas tecnológicas. Trata-se de uma mudança de mentalidade que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, incentivando-o a assumir a responsabilidade, ser autossuficiente e assumir o protagonismo.
Em vista disso tudo, a gamificação tem o potencial de fazer com que o aprendizado seja uma experiência agradável e relevante, além de estimular a curiosidade e produzir resultados duradouros.
A gamificação surge como uma ferramenta inovadora no cenário educacional, incorporando elementos de jogos no processo de aprendizagem.
Imagine transformar aulas em aventuras épicas, onde os alunos assumem o papel de protagonistas em busca de conhecimento e recompensas.
Essa é a essência da gamificação, que pode, inclusive, ser usada em diversas formas de aprendizado, como o inglês. A gamificação na sua essência faz uso de mecanismos como:
Vale destacar que a gamificação não se resume a meras brincadeiras, mas sim à criação de um ambiente de aprendizagem motivador, interativo e personalizado, onde os alunos assumem o controle do seu próprio aprendizado.
Ainda não acredita que a gamificação no processo de aprendizagem pode ajudá-lo?
Que tal então conhecer de forma geral os benefícios da gamificação no processo de aprendizagem?
Abaixo, confira os benefícios da gamificação no processo de aprendizagem:
Para que os alunos aprendam uma língua estrangeira, é fundamental que eles se sintam motivados a estudar fora dos horários de aula.
O interessante é que eles querem se envolver cada vez mais com o idioma e tornarem o aprendizado uma experiência constante.
Para isso, use a tecnologia. Por exemplo, solicite que os alunos (ou mesmo você) aprendam a falar em inglês em casa, produzindo vídeos que serão enviados para você ao longo da semana.
Eles também podem discutir temas específicos durante as filmagens, como resenhas de filmes ou até opiniões sobre coisas que os interessem.
Mas como colocar em ação a gamificação no processo de aprendizagem?
Não se preocupe.
Abaixo, fique por dentro de dicas para implementar a gamificação no processo de aprendizagem:
O que achou do conteúdo de hoje? Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida. Sua opinião é muito importante para nós!
Comments
No Responses to “Gamifique o processo de aprendizagem”
No comments yet.