LBE School    |    Aulas Particulares de Inglês    |    Depoimentos    |    Blog    |    Contato

Fim dos Enigmas Médicos: Tribunal Determina que Prescrições em Campo Grande Devem Ser Legíveis

  • By:Lucas
  • 0 Comment

Os médicos vinculados ao sistema público de saúde de Campo Grande foram orientados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul para garantir que os pacientes recebam pedidos de exames e medicamentos de forma facilmente legível.

O médico ou enfermeiro deverá digitar e imprimir a receita, ou escrevê-la à mão em casos de extrema urgência.

Além disso, computadores, impressoras, tintas e papel sulfite deverão ser instalados nas unidades de saúde pelo município sob a sentença.

A Defensoria Pública instaurou uma ação civil pública para chamar a atenção para o fato de que pacientes são prejudicados por receitas manuscritas, muitas vezes ilegíveis, e que alguns pacientes precisam voltar ao médico apenas para obter receitas impressas ou legíveis.

E, Estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que mais de 50% dos medicamentos são usados incorretamente; a Ouvidoria ressalta que isso se deve, em grande parte, ao fato de não ser fácil entender as prescrições, o que pode resultar em erros na distribuição de medicamentos.

A administração inadequada de medicamentos, que pode ter consequências graves para a saúde dos pacientes ou mesmo levar à morte, é um dos principais perigos representados pela caligrafia ilegível e pelas abreviaturas de doses não padronizadas.

Por fim, a Defensoria Pública ressaltou que o objetivo da lei é melhorar o diálogo entre farmacêuticos e médicos, a fim de diminuir a probabilidade de erros de medicação.

 

Veja também:

 

Fonte: Correio do Estado

 

Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.

Rate this post
Posted in: Artigos

Comments

No Responses to “Fim dos Enigmas Médicos: Tribunal Determina que Prescrições em Campo Grande Devem Ser Legíveis”

No comments yet.
Abrir bate-papo
Estamos online!