LBE School    |    Aulas Particulares de Inglês    |    Depoimentos    |    Blog    |    Contato

Ensino a distância

Muito tem se falado ultimamente sobre o EAD (ensino a distância) que é forma como o ensino online ficou conhecido aqui no Brasil.

Todos os dias as pessoas que vem à nossa escola nos perguntam se existe uma mudança muito grande em aprender algo via internet ou presencialmente.

Reflexão sobre o mundo online

eadA resposta para tudo isso é que na verdade tanto a tecnologia como ensino a distância e suas plataformas vieram para revolucionar a maneira como as pessoas podem aprender algumas coisas e trazer um acesso mais amplo para aqueles que vivem em região remotas pelo país e não consegue ter um acesso fácil a escolas e universidades. Então aquela pessoa que reside em um desses locais ao invés de ficar esperando ter uma oportunidade para fazer um curso específico ou ingressar em uma universidade quanto tiver condições de se mudar, pode começa-lo imediatamente.

O ensino a distância online funciona para os brasileiros?

Este é um dos grandes pontos da discussão de hoje, pois embora todo esse acesso fácil a tecnologia facilita nossa vida, no Brasil o ensino online nem sempre funciona também como deveria. Isto não se deve a culpa da plataforma, do método ou algo do gênero, mas sim a cultura brasileira aonde temos em grande maioria um povo que as vezes tem dificuldades de se disciplinar e estudar quando está na frente de um computador sozinho.

As pessoas acabam abrindo outras janelas no navegador com Whatsapp, Messenger, Facebook e acabam divergindo o seu foco.

O ensino online é algo maravilhoso, deste que o cidadão possua a capacidade de se concentrar naquilo e não fazer outras atividades assim como se estivesse em uma sala de aula em uma escola, centro de treinamento ou universidade.

Antigamente as pessoas jogavam a culpa no professor e na instituição, mas hoje em dia já temos essa nova leva de pessoas que culpam a plataforma e saem por aí dizendo que o online não presta. Mas assim como no formato presencial, a maioria é incapaz ou não quer considerar se foi um bom aluno e estudou da maneira adequada.

O que temos que ter em mente e ser francos com nós mesmos é que embora seja conveniente o ensino a distância não é e não funciona para todos. Por exemplo as pessoas de meia idade e idosos na sua maioria não gostam do ensino online, por não serem hábeis com o computador e todo esse mundo tecnológico e também por que foge do formato de aula com que eles cresceram e aprenderam suas profissões.

Internet lenta impacta o ensino a distância

Um outro ponto a ser levado em consideração é a velocidade da sua conexão, uma vez que sabemos que muitas cidades brasileiras são desprovidas de uma conexão rápida o suficiente para que se possa usar soluções online sem maiores problemas. Mesmo em grandes cidades devido a máfia das empresas de telecomunicações, muitos de nós recebemos uma velocidade inferior a contratada. Este ainda é um monopólio no país sem data exata para acabar.

Alguns exemplos de plataformas online que deram certo e são fantásticas

Khan Academy

Fundada por um ex aluno do MIT que começou a fazer vídeos para ensinar sobre assuntos escolares a seus primos, isto viralizou e se transformou em um site aonde Khan da aulas sobre os mais diversos tópicos que vão de matemática simples, historia, economia, finanças, SAT, ciências, programação entre outros. A fundação recebeu um aporte financeiro de Bill Gates por acreditar no potencial da organização.

Coursera

É uma excelente plataforma usada por universidades para disponibilizar cursos e treinamentos gratuitos sobre os mais variados tópicos. Uma excelente chance para algumas universidades não tão conhecidas difundirem o conhecimento e ao mesmo tempo expandirem a força da marca.

Vantagens de aprender online

Desvantagens de aprender online

 

Para concluirmos, acho que o ensino a distância assim como tem os seus benefícios também possui suas desvantagens cabendo a nós analisar se a solução é a certa para o nosso caso ou não.