Os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) terão prioridade de matrícula nos cursos de medicina e direito das universidades privadas a partir de 2024, segundo anúncio do Ministério da Educação.
A política, editada pela Secretaria de Regulação e Fiscalização do Ensino Superior (Seres), é uma tentativa de evitar que as universidades que aderiram ao ProUni fiquem perdendo nos processos seletivos.
A Seres já autorizou a ampliação das matrículas nesses cursos em junho, e esta é a segunda autorização desse tipo. Essa mudança de política impede que as faculdades privadas reduzam o número total de vagas disponíveis no ProUni.
O crescimento dessas vagas passa a depender de autorização explícita da Seres, por ordem presidencial, o que gera incerteza no mercado educacional desde 2022.
Leia também: Resultado do Provão Paulista e matrículas serão divulgados dia 26 de janeiro de 2024
Ao elogiar a medida, a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) chamou a atenção para o preocupações das instituições e ao mesmo tempo enaltece as boas notícias para os estudantes que contam com bolsas do ProUni.
A ampliação do financiamento de bolsas de entidades sem fins lucrativos, prevista pela Lei Complementar 187/2021, também é considerada na portaria.
Subsídios integrais e parciais de mensalidades estão disponíveis por meio do ProUni, uma iniciativa governamental que atende estudantes de baixa renda que frequentam universidades privadas.
Aliás, nota mínima, envolvimento no Enem e comprovação de renda familiar são condições necessárias.
Fonte: Hojemais
Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.
Comments
No Responses to “Direito e Medicina: MEC autoriza aumento de vagas em instituições privadas”
No comments yet.