O Ceará se tornou o primeiro estado brasileiro onde mais de 80% das crianças alcançam a alfabetização na idade adequada, especificamente ao concluir o 2º ano do ensino fundamental.
O Ministério da Educação revelou essa estatística em relatório divulgado durante a reunião do Compromisso Nacional da Criança pela Alfabetização, que contou com a presença do presidente Lula, do ministro Camilo Santana e de outros governadores.
Elmano de Freitas, governador do Ceará, afirma que o estado aloca recursos substanciais para a educação, a fim de garantir um futuro caracterizado pela justiça e igualdade.
Em todo o país, 56% dos jovens atingiram o padrão de alfabetização estabelecido pelo Inep, o que representa um retorno aos níveis pré-pandemia.
O Compromisso Nacional pela Alfabetização da Criança, iniciado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2022, busca garantir a alfabetização universal para todas as crianças no Brasil.
O Presidente Lula enfatizou a importância de colaborar para alcançar a alfabetização universal e elogiou o modelo cearense como um modelo exemplar para a nação.
O Compromisso destinou R$ 1 bilhão para auxiliar estados e municípios na promoção da alfabetização de crianças até o segundo ano de escolaridade e no enfrentamento dos retrocessos de aprendizagem causados pela pandemia.
Por sua vez, Ministro Camilo Santana enfatizou a importância de realizar monitoramento e revisão regular do censo, a fim de manter o progresso.
O Ceará se destaca pelo alto índice de alfabetização de 97% no segundo ano, o que pode ser atribuído ao sucesso do Programa Aprender na Idade Certa, hoje conhecido como Paic Integral.
Além disso, Governadores como Ronaldo Caiado, de Goiás, inspiram-se no modelo cearense, que envolve a redistribuição de recursos do ICMS para escolas que receberam classificações excelentes.
Fonte: Governo do Estado do Ceará
Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.
Leia também:
Comments
No Responses to “Ceará lidera ranking nacional de alfabetização infantil”
No comments yet.