LBE School    |    Aulas Particulares de Inglês    |    Depoimentos    |    Blog    |    Contato

As pequenas empresas são responsáveis pela geração de 80% das oportunidades de emprego produzidas no ano de 2023

  • By:Lucas
  • 0 Comment

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou pesquisa utilizando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

As conclusões revelaram que as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis por 80% da criação de emprego na economia em 2023.

Segundo os dados, do total de 1,48 milhões de novos empregos criados no ano passado, as pequenas empresas foram responsáveis por 1,18 milhões deles, o que representa 80,1%.

O número total de vagas representadas pelas médias e grandes empresas (MGE) foi de 209,99 mil, representando 14,2% do total global.

Pelo terceiro ano consecutivo, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela maior parte da geração de novos empregos no país.

O setor dos serviços ocupou o centro das atenções em 2023, liderando a criação de emprego.

Até o momento, neste ano, esse setor criou 631 mil novas vagas de emprego. Na categoria médias e grandes empresas, houve um aumento líquido de 181,87 mil novas vagas.

 

Pontos importantes da pesquisa

O setor comércio, com 263,25 mil vagas, e a indústria da construção, com 180,52 mil vagas, tiveram destaque especial entre as micro e pequenas empresas. Nenhum destes setores teve saldo negativo entre janeiro e dezembro.

O Sebrae destacou que a indústria de transformação teve 23,5 mil vagas, enquanto o comércio teve 13,23 mil vagas, tornando-os os demais setores de destaque entre as médias e grandes empresas.

No ano passado, as atividades econômicas de maior destaque foram a restauração e os serviços de alimentação e bebidas, que registaram 69 mil novas contratações.

O setor da construção de edifícios teve um excedente de 58,1 mil vagas de emprego, enquanto o comércio a retalho de mercadorias em geral, nomeadamente produtos alimentares em hipermercados e supermercados, teve 47,9 mil vagas.

Em dezembro de 2023, observou-se um padrão consistente na discrepância entre o total de admissões e desligamentos, semelhante à tendência observada em anos anteriores, resultando em um déficit de 430 mil vagas.

Foram encerrados 178 mil empregos no setor de micro e pequenas empresas. Em relação às médias e grandes empresas, houve um déficit de 195 mil vagas de emprego.

Do saldo total de posições fechadas, as micro e pequenas empresas (MPE) representaram 41,4%, enquanto as MGE representaram 45,4%.

O Sebrae destacou que ao comparar o saldo negativo de dezembro passado com o saldo de dezembro de 2022, quando foram perdidas 455,7 mil vagas, fica evidente que houve diminuição no número de fechamentos de empregos.

As principais atividades geradoras de empregos em dezembro de 2023 foram o comércio varejista de mercadorias em geral, com destaque para produtos alimentícios como hipermercados e supermercados, que gerou 7,6 mil vagas.

Aliás, a atividade varejista de roupas e acessórios gerou 4,8 mil empregos, enquanto hotéis e estabelecimentos similares criaram 3,6 mil novas vagas, segundo o Sebrae.

 

Fonte: Agência Brasil

 

Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.

Rate this post
Posted in: Artigos

Comments

No Responses to “As pequenas empresas são responsáveis pela geração de 80% das oportunidades de emprego produzidas no ano de 2023”

No comments yet.
Abrir bate-papo
Estamos online!