Imagem: Bing Image Creator
Os dados do Google mostram um grande aumento nas pesquisas online relacionadas à “ansiedade climática” no ano de 2023.
Comparado com o mesmo período de 2017, houve um aumento de 73 vezes nas pesquisas em português ao longo dos primeiros 10 meses deste ano. Além disso, o fenômeno de grande pesquisa sobre à “ansiedade climática) foi observado em mandarim (8,5 vezes) e inglês (27 vezes).
O aumento dos incêndios florestais, inundações e secas intensifica a preocupação mundial com as alterações climáticas, embora não seja razoável concluir que as nações com mais pesquisas têm maior probabilidade de sofrer de ansiedade climática.
Leia também: O HÁBITO DA LEITURA EM DECLÍNIO: 84% DOS BRASILEIROS NÃO COMPRARAM LIVROS NO ÚLTIMO ANO
A grande preocupação causada pela possibilidade de ocorrências catastróficas e pelo aquecimento global é conhecida como ansiedade climática, e pesquisas mostram que as mulheres são mais afetadas do que os homens quando se trata dessa condição.
De acordo com o Google Trends, o Sul Global tem taxas mais baixas de medo climático, mas, nos últimos cinco anos, o estudo sobre o tema tem sido conduzido pelas nações nórdicas.
Além disso, o Google notou um aumento nas pesquisas mundiais relacionadas à adaptabilidade ambiental, sustentabilidade e futuro do planeta.
O interesse crescente em compreender e abordar as alterações climáticas reflete-se nessas pesquisas.
Embora não haja dados específicos de gênero disponíveis, a pesquisa sugere que as mulheres apresentam níveis de preocupação mais elevados do que os homens, talvez porque estejam mais dispostas a falar sobre seus sentimentos e os efeitos desproporcionais que as alterações climáticas estão causando em suas vidas.
A professora Susan Clayton levanta a hipótese de que essa desigualdade é parcialmente causada pela susceptibilidade fisiológica e social das mulheres aos efeitos das alterações climáticas.
A pesquisa também indica que as mulheres são desproporcionalmente afetadas pelas mortes relacionadas com o clima.
Essas repercussões serão abordadas na COP28 da ONU, em Dubai, em 2023, destacando a crescente consciência de como as alterações climáticas afetam a saúde mental e o bem-estar das pessoas.
Fonte: BBC Brasil
Encontrou algum erro no artigo? Avise-nos.
Comments
No Responses to “Ansiedade climática: aumento de buscas sobre mudança climática e futuro do planeta gera preocupação, segundo o Google”
No comments yet.