A voz é um dos mais interessantes instrumentos de comunicação dos seres humanos. Para podermos falar, cantar, dar risadas, gritar e até chorar, utilizamos nosso sistema de voz, nossas pregas vocais. E dependendo da forma como utilizamos a voz, articulando as palavras em tons diferentes, sugerimos emoções e sentidos diferentes.

Os tons, as palavras escolhidas, a dinâmica da pronuncia traz diferentes significados a uma mesma frase ou discurso. Fazer uso da palavra profissionalmente por meio da fala é uma arte que envolve muito conhecimento. E quando falamos dos locutores de rádio, por exemplo, os desafios são ainda maiores, onde a voz é o principal instrumento de comunicação, sem termos podermos enxergar suas expressões corporais que facilitam a compreensão na comunicação interpessoal.

O trabalho de locução consiste em narrar situações ou fazer a interpretação na leitura de textos que acompanham produções audiovisuais, como vídeos institucionais, documentários ou reportagens e também de rádios. O locutor é quem dá vida ao conteúdo narrado através de sua própria voz. Por isso, é tão importante a qualidade da pronúncia, as voz clara, a entonação e as pausas corretas.
Metodologia exclusiva e eficiente, com aulas no melhor dia e local para você

A locução, prática comum entre jornalistas que atuam principalmente em emissoras de TV e rádio também é uma atividade comum no meio publicitário para a produção de peças promocionais e institucionais audiovisuais, desde esperas telefônicas, a spots de rádio e propagandas televisivas. Nas programações ao vivo, exige-se ainda mais competência e habilidades desse profissional.

Entre os desafios dos locutores, está a pronuncia correta de palavras de outro idioma, principalmente o inglês. Em um mundo interligado, as notícias, músicas e informações das mais diversas vêm de todo o lugar do planeta. É difícil apresentar um programa de rádio do começo ao final que não seja necessário fazer a locução de pelo menos uma expressão em inglês. Ao falarmos de programas musicais então, nas paradas de sucesso, sempre aparecem canções nesse idioma. Não tem como escapar.

Pensando especialmente no uso do inglês entre os profissionais que trabalham em rádios a LBE School elaborou o

Inglês para Radialista

trabalhando a locução em inglês, o refinamento da pronúncia e uso de expressões desse idioma para locuções em rádio. A

Aula de Inglês para Radialista

é preparada de acordo com o perfil do aluno e sua área de atuação e preferência, abordando questões de pronúncia correta como a do nome de pessoas, músicas, marcas, empresas geralmente utilizadas durante os programas de rádio.

Para os radialistas de programas de música, por exemplo, é possível trabalhar um intensivo com base na lista de música mais atual utilizada pelo profissional. Os detalhes de dicção, de posicionamento da língua e entonação são aprimorados em aulas práticas e dinâmicas, ministradas por professores nativos de inglês com vivência internacional diversificada e experiência no ensino do idioma para brasileiros.