Para quem atua na área, o termo "aduana" é comum, para os leigos, talvez seja mais fácil compreender se falarmo "alfândega". A alfândega ou aduana é uma repartição oficial do governo responsável por controlar os movimentos de entrada e saída de mercadorias de outros países e para outros países, cobrando os devidos tributos legalmente previstos.

Nesse sistema atuam vários profissionais, entre eles, os despachantes aduaneiros. Uma profissão bem antiga, de acordo com a Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros. Esses profissionais atuam no Brasil desde 1850. Segundo a FNDA, a principal função do despachante aduaneiro é formular a "Declaração Aduaneira" de importação ou de exportação, que contém as principais informações para controle da mercadoria em sua destinação.

Os despachantes aduaneiros mantém contato direto e constante com órgãos públicos de controle dos sistemas aduaneiros para realizar os procedimentos fiscais de acordo com as normas establecidas. A FNDA alerta que qualquer erro de digitação nos documentos apresentados pode gerar penalidades e a responsabilidade total é deste profissional. É um trabalho que exige extrema atenção e conhecimento na elaboração dos documentos, considerando uma legislação cheia de lacunas e de difícil compreensão, com diferentes normas tributárias e fiscais que podem gerar dúvidas.
Metodologia exclusiva e eficiente, com aulas no melhor dia e local para você

O despachante aduaneiro precisa estar sempre atualizado em relação a vários assuntos, práticas exigidas com base em informações divulgadas diariamente por órgãos competentes, como o Ministério da Fazenda, da Saúde, da Marinha, da Indústria e do Comércio, da Agricultura, entre outros. Em sua profissão esse profissional também é chamado a participar de várias reuniões com autoridades e representantes dos departamentos de importação e exportação.

Em meio a tantas responsabilidades e exigências legais, os despachantes aduaneiros lidam ao mesmo tempo com o desafio de compreender as informações técnicas de documentos, contratos, declarações recebidas em inglês, naturalmente vinda dos mais diversos países que todos os dias enviam mercadorias ao Brasil. Além de também precisar comunicar-se com profissionais estrangeiros que atuam no setor e são intermediadores dos processos alfandegários de outros países. Poder comunicar-se em inglês com clareza e conhecimento da linguagem técnica utilizada neste setor é uma necessidade constante.

Considerando as peculiaridades deste setor, onde o inglês é uma importante ferramenta de trabalho, a LBE School elaborou o curso de

Inglês para Despachante Aduaneiro

, com aulas focadas nas atividades desse profissional e suas necessidades de uso deste idioma, considerando suas peculiaridades e expressões técnicas comuns.

A

Aula de Inglês para Despachante Aduaneiro

é ministradas por professores nativos e native like da língua inglesa, com larga experiência internacional, de forma dinâmica e alinhada ao perfil do aluno e seus objetivos. O inglês é trabalhado em detalhes, para que as dúvidas e incompreensões sejam eliminadas e o profissional possa lidar com o idoma com a segurança e total compreensão das informações que precisa lidar.